ūüé§Come√ße j√° a palestrar!

by:

Softwares


Palestrar é uma ótima forma de compartilhar seu conhecimento com outras pessoas, além de poder alavancar muito a sua carreira e te expor a muitas oportunidades.

N√£o se sabote pensando que o seu conte√ļdo √© “simples demais” ou “b√°sico”, ele certamente ser√° √ļtil para algu√©m, principalmente quem n√£o conhece o assunto que voc√™ compartilha.

E n√£o se cobre demais a respeito do n√≠vel ou complexidade que voc√™ ter√° no come√ßo, conforme estiver tendo mais experi√™ncia, a forma como seu conte√ļdo √© abordado ir√° evoluir, tranquilize-se quanto a isso.

Em rela√ß√£o ao conte√ļdo que voc√™ pode palestrar, pode ser qualquer assunto, especialmente o que conhece ou trabalha e tamb√©m o que deseja aprender, ensinar outras pessoas √© uma das formas mais eficientes de se entender sobre um assunto, al√©m da viv√™ncia. Trazer seu ponto de vista e experi√™ncia ser√° um baita diferencial na sua apresenta√ß√£o.

Então, entendido que você pode SIM palestrar, vamos ver o que precisa fazer e se atentar para fazer uma ótima palestra.

O que precisa para começar?

Vejamos, ent√£o, as primeiras e mais importantes etapas:

Saiba do que você irá falar

Liste algumas op√ß√Ķes e escolha um tema que queira palestrar. Busque responder algumas perguntas para ter uma ideia de como decidir, como O que √© isso?, Para que serve isso?, Como united states isso?, Quando united states of america isso?, Por que united states of america isso? , Qual import√Ęncia isso tem na sua vida e na vida de outras pessoas? e entre v√°rias outras.

Defina os objetivos da sua palestra

Analise o que voc√™ quer que as pessoas absorvam do conte√ļdo que voc√™ ir√° abordar, seja as caracter√≠sticas de uma tecnologia, os diferentes casos de uso de uma ferramenta, como tomar determinada decis√£o, ou at√© mesmo o que precisam saber sobre determinada coisa. Dessa forma ser√° muito mais f√°cil para voc√™ elaborar seu conte√ļdo e para seu p√ļblico entender. Lembre-se que deve ter um come√ßo, meio e fim, garanta que nada ser√° mencionado e deixado esquecido, sem conex√£o com o assunto principal.

Atente-se ao neighborhood (presencial/on the internet)

Ao preparar a sua apresenta√ß√£o, garanta para quem lhe assiste a boa capta√ß√£o do que voc√™ fala, gesticula, apresenta e interage, independente de estar presencialmente ou a dist√Ęncia.

Saiba qual seu p√ļblico (iniciantes/experientes)

N√£o tente abra√ßar o mundo, foque apenas no p√ļblico destinado o seu conte√ļdo, e especifique-o ao divulgar sua palestra.

Apresente para um p√ļblico pequeno (grupo de amigos/colegas de trabalho)

Em casos onde ainda sinta um certo bloqueio, receio ou vergonha, acomode-se com um grupo menor de pessoas e apresente diversas vezes, com a prática você estará mais confortável.

Divulgue sua palestra

Não hesite nesse ponto, chame as pessoas para conhecer o que você sabe. Publique em suas redes, avise as pessoas, não sinta vergonha de compartilhar seu trabalho.

Preparando sua apresentação

Vejamos agora o que fazer para seus slides, lembrando que se tratam de uma ferramenta de apoio e n√£o o conglomerado de seus estudos e anota√ß√Ķes.

Crie uma apresentação e título atraentes

Abdique dos temas prontos e sem graça do Electrical power Position, vale até pegar um template do Canva ou do Prezi e capriche na identidade visual. A respeito do título, use algo que chame atenção e que passe a ideia do que será encontrado na sua apresentação.

Alguns exemplos que eu utilizei em palestras minhas para te ajudar:

Slide inicial da palestra React vs NextJs - O que tem de diferente?

Evite muitos textos nos slides

Como j√° foi mencionado, a ideia de utilizar um slide √© de dar apoio ao conte√ļdo que voc√™ est√° apresentando, a aten√ß√£o deve estar na sua fala ao inv√©s de no slide. Portanto cuidado com a quantidade de texto que colocar, lembrando que deve ficar leg√≠vel e com a ortografia correta.

Employ elementos visuais à sua apresentação

Traga imagens, v√≠deos, gr√°ficos, exemplos, o quanto conseguir trazer de conte√ļdo visual acerca do seu tema para ajudar na compreens√£o de quem assiste. E n√£o esque√ßa de dar as devidas explica√ß√Ķes sobre esses elementos, como tamb√©m mencionar suas fontes.

Utilize t√≥picos para guiar seu conte√ļdo

Além de facilitar a compreensão para quem assiste, te ajuda a elaborar e apresentar. Lembre-se do começo, meio e fim.

Disponibilize o substance usado após a palestra

√Č uma √≥tima forma de manter um bom materials de consulta para quem assistiu sua palestra.

Começando a palestrar

Seguimos agora com aten√ß√Ķes que devem ser dadas quando estiver apresentando:

Atente-se ao seu linguajar e sua functionality (no palco/em frente √† c√Ęmera)

Não fique igual uma estátua, gesticule, articule bem quando for falar, make the most of tanto da linguagem verbal quanto a corporal e se possível, ande pelo palco ou entre as pessoas da sala.

Mantenha-se alerta e put together-se para lidar com imprevistos

√Č prefer√≠vel que corra tudo bem, mas n√£o se pode contar sempre com a sorte. Mantenha a calma e aja r√°pido caso aconte√ßa algo que esteja fora dos seus planos.

Começe com uma história (ou uma piada)

Al√©m de conectar o p√ļblico logo no come√ßo, voc√™ cria um ponto de partida para o seu conte√ļdo. Quem j√° viu minhas palestras j√° me viu contando piadas no in√≠cio, fa√ßo isso tanto para fazer essa quebra de gelo como tamb√©m mostrar um pouco de quem eu sou al√©m da palestra. Ao preferir contar uma hist√≥ria, conecte-a ao seu conte√ļdo, pode ser uma situa√ß√£o fict√≠cia ou vivenciada por voc√™.

Envolva os participantes

Incentive perguntas, questione quem já presenciou a situação que você narrou, conecte-se com seu espectador.

Dicas adicionais

Ao finalizar, esteja aberto à feedbacks

Ao fazer isso você saberá o que fez de bom e o pode melhorar na sua apresentação, acolha e aplique o que te falarem.

N√£o se get ready de √ļltima hora

Pesquise, elabore hist√≥rias, traga exemplos, valide suas informa√ß√Ķes, trabalhe duro para fornecer o melhor conte√ļdo poss√≠vel.

Treine o quanto for possível (e mais um pouco)

Qaunto mais fizer, mais f√°cil fica. N√£o ache que est√° bom, sempre tem o que melhorar.

Sempre que fa√ßo minhas palestras, coloco todos esses t√≥picos em a√ß√£o. Voc√™ adicionaria algum √† lista? Me conta nos coment√°rios e me chama pra conversar nas minhas redes ūüėÄ

Um abraço e até a próxima ✨

Leave a Reply

Your email address will not be published.